O que é o projeto?

O Zero Fossil Fuel é um subprojeto que se foca na otimização de processos de transferência e definição da localização de admissão de combustíveis com vista ao desenvolvimento e implementação de um sistema otimizado que engloba, queimador principal, forno, torre de ciclones e pré-calcinação.

 

A otimização destes equipamentos permitirá aumentar as trocas térmicas entre o cru e os CA sólidos com vista a uma maximização da taxa de substituição e da eficiência energética, levando a uma consequente diminuição das necessidades energéticas e à meta de redução de emissões de CO2. Nomeadamente a introdução de um pré-calcinador para maximizar o consumo de combustíveis alternativos permitindo elevar as atuais taxas de consumo.

 

Por outro lado, com a consequente melhoria das condições de queima facilita-se a percolação dos gases através da alteração da arquitetura do sistema levando a uma redução dos materiais causadores de bloqueios, anéis e outros entupimentos causadores de redução de caudais em circulação, com consequências ao nível da produtividade e eficiência energética.

 

É um scale-up para a escala industrial da tecnologia Energreen que visa a produção de um biocombustível avançado (bio-óleo por liquefação) produzido a partir da liquefação direta de biomassas. Com esse scale-up será possível perfazer-se as necessidades térmicas, de modo a eliminar a utilização de combustíveis fósseis.

 

Neste mesmo subprojecto será introduzido um novo conceito de Indústria 4.0 que permitirá estabelecer a gestão da admissão de combustíveis e a otimização e intercomunicação dos vários sistemas existentes, aliviando a gestão humana do processo, com resposta rápida e eficaz dos sistemas de forma a melhorar a sua eficiência.