Criamos valor com sustentabilidade
O cimento, mais concretamente o betão, é um dos produtos mais essenciais à nossa sociedade. As suas propriedades únicas fazem com que este seja um material de construção de eleição, tornando-o no mais consumido no planeta.
Tendo em mente a utilização massiva deste e de outros produtos que são o núcleo do negócio do Grupo Secil, temos trabalhado no sentido de promover novas soluções para contribuir para uma construção mais eficiente e sustentável. Um exemplo é a reciclagem de resíduos de demolição de edifícios e infraestruturas. Esta é uma forma de reduzir o uso de novos agregados, diminuindo os custos ambientais decorrentes da exploração, transporte e quantidade de resíduos a depositar em aterro.
Trabalhamos igualmente no desenvolvimento de produtos que incluem a aposta na economia circular, onde aproveitamos subprodutos de outras indústrias, como a corticeira, para fabricar, por exemplo, argamassas e betão leve com cortiça.
O Grupo Secil tem vindo também a apostar num conjunto de outros produtos de revestimento e isolamento térmico que melhoram a eficiência energética dos edifícios.
Estamos a trabalhar para responder ao Pacto Ecológico Europeu, integrando de forma gradual, a economia circular nos seus processos. Nesse sentido, demos início a dois projetos de inovação que pretendem minimizar o impacto dos nossos produtos: o Low Carbon Clinker e o Clean Cement Line.
Apostando na economia circular, a Secil aproveita subprodutos de outras indústrias, como a
corticeira, para fabricar argamassas e betão leve com cortiça, entre outros.
A Sibline em parceria com NAUE secugrid® criou uma solução mais sustentável para a estabilização dos solos numa escavação com 8 metros de profundidade, em alternativa ao sistema tradicional de betão armado. A combinação entre os blocos de betão Sibline com as grelhas de contenção NAUE secugrid® criaram uma barreira eficaz com oito metros de altura e 30 metros de comprimento numa escavação no Líbano.
Este projeto de engenharia incluiu um sistema de drenagem de chaminés para anular qualquer pressão hidrostática aplicada na barreira, e ainda o preenchimento da parte oca dos blocos de betão com cascalho para garantir a drenagem. Para este projeto foram utilizadas cerca de 3000 unidades de blocos de betão com 2300 m3 de secugrid®.
SECIL WAY
Excelência operacional
O Programa Secil Way é um projeto de implementação do modelo operacional das fábricas de cimento do Grupo Secil, que abrange todas as geografias, e pretende alcançar o melhor desempenho operacional de forma sustentável.
O Secil Way pretende gerar uma alta capacidade de organização da fábrica para sustentar o alto desempenho com o menor custo possível; garantir um excelente desempenho de segurança; e assegurar uma alta uniformidade do produto.
“A Secil Way trouxe-nos um reforço no foco do cumprimento dos indicadores de performance, um maior e melhor alinhamento das equipas e uma melhoria na comunicação e partilha de informação dentro da equipa e entre as diversas áreas.”
Wedson Oliveira
Director of the CTEC