A Cerca Urbana na Cidade Contemporânea – Projeto de Reinterpretação dos Sistema Muralhado e das Portas de Mértola
Uma porta contemporânea cresce por entre as pedras antigas de Mértola. Simultaneamente, mostra-se e dissimula-se, na convergência atenta e delicada de passado e presente, de arqueologia e pragmatismo. Acrescenta-se a memória de Mértola.
Ana Margarida Figueiredo Pais
Paulo Providência
Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Arquitetura
Mais sobre o projeto vencedor
No âmbito da disciplina de Atelier de Projeto II, cujo tema aborda questões práticas e teóricas da arquitetura na sua relação com a memória, é pretendida uma relação, através do desenho do projeto, entre duas disciplinas que se confrontam diariamente, a arquitetura e a arqueologia. Tendo isto em conta, a vila de Mértola serviu como objeto de estudo cujo objetivo passa por preservar e devolver a imagem defensiva da mesma a partir da análise de documentação histórica e arqueológica, a fim de reinterpretar alguns dos elementos arquitetónicos
perdidos pelo tempo e pela ação do Homem.
A cerca urbana na cidade contemporânea propõe uma proposta de reinterpretação do sistema muralhado e das portas de Mértola, com o intuito de preservar e devolver a imagem defensiva, mas também de criar novas relações, incluindo usos pedagógicos e turísticos, de modo a contribuir para o enriquecimento humano (económico, social, cultural) de Mértola.